quarta-feira, 10 de abril de 2019

Desenmerda-te mindset - OPINIÃO



Aceitei este desafio concordando em dar uma opinião honesta. Pois bem, lá vai. Para começar, digo já que este não é o meu genero de leitura, embora já tenha lido uns quantos e, sem ser o GOSTE DE SI, do Luis Martins Simões, oferecido por uma amiga, há muitos anos e...este LIVRO do Fernando Moreira, não me daria ao trabalho de ler outros.  Esse é o motivo pelo qual não vêem livros desses por aqui. Abri uma excepção ao Fernando e ainda bem. 
Não tenho nada contra o género literário, mas a maioria cai em frases feitas que, a avaliar pelo discurso de pacientes desesperados que me chegam ao consultório culpabilizados por lerem literatura deste género, como se fossem antidepressivos, que lhes aponta os defeitos e lhes GRITA, que está nas maõs deles curarem-se, então mais valia não existirem. De resto são optimos para gente saudável, pois esses, conseguem colocar em prática todos os seus ensinamentos, tipo "segredo" e outros na sua linha.




Voltando ao Desenmerda-te, e a começar pelo titulo, arrancou-se umas boas gargalhadas com algumas análises muito lucidas e plenas de significado pessoal, mas, também, algo que pensamos mas não temos coragem de dizer por uma questão de educação ou pelo politicamente correcto. Está na moda as formações para promover competencias, aquelas que se adquirem na vida e na relação com os outros. O Fernando teve a coragem de colocar tudo isso a nú. 
 Desenmerda-te fala dos problemas com conhecimento, sem falsas esperanças do género " faz isto que alcanças aquilo". Não podemos viver sem ansiedade, sem tomada de consciencia e sem a capacidade de aceitar aquilo que naõ podemos mudar. 
Depois desmistifica o Amor, a Liberdade...e a Motivação. Essa achei o máximo. Leiam. Vale mesmo a pena. Não vou revelar mais, digo-vos que o Desenmerda-te, não está com "merdas" e chama os "bois" pelos nomes. Só quem já passou por muita coisa e refletiu e aprendeu com isso, pode escrever um livro assim. 
Por ultimo confesso que o titulo não me soa muito bem, mas até ai, a dissonância cognitiva que me provoca, poderá ser util, quem não ouviu já essa famosa frase tão educativa.  
Parabens Fernando Moreira e que venham mais. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião é sempre bem vinda, desde que seja construtiva.