segunda-feira, 9 de março de 2020

Você é escritor independente? Saiba como lidar com as criticas negativas


Recebeu uma critica negativa e ficou apavorado. É normal. Todos os escritores gostam de ser reconhecidos com criticas positivas. Mas não desespere, não é o único e nem é nada pessoal. Trata-se apenas do seu livro e, por mais que o tempo passe e você tente aprimorar a sua escrita e os temas sobre que escreve, haverá sempre quem goste e outros que não gostam. É a vida de escritor. No entanto, quando se é escritor independente, é como se a desvalorização fosse a dobrar, isto porque, se publica de forma independente é porque não teve reconhecimento suficiente para publicar numa editora a sério. Estou a ironizar com a questão - caso não tenha percebido - mas ainda há quem pense assim.
Qual a melhor forma de lidar com a critica negativa?
Se ela vem de alguns dos avaliadores TOP então a coisa toma uma figura diferente, porque em principio essas pessoas são validadas pela amazon, como experts em avaliar. Não vá por essa ideia. Basta fazer uma quantas criticas para chegar a esse estatuto e, nem sempre essas pessoas são bem intencionadas ao ponto de fazerem uma critica construtiva. Se existir copy paste de alguma critica negativa então nem valorize.Essa pessoa não leu o livro e está apenas a gerar "raiva, ódio" sobre a sua obra. Surpreendido? Não esteja. Existem mesmo experts - os chamados haters - que tentam destruir um determinado livro. Porquê? Não sei. Talvez por pura maldade ou raiva mal dirigida. Ignore e nunca responda, apesar de o poder fazer. Essa é a melhor forma de lidar com criticas  mal intencionadas, acredite.
No entanto existem criticas que apontam algumas falhas do livro e essas devem ser tomadas em consideração, e até corrigidas se for o caso. 
Com os anos, escrevendo de forma independente, e apesar de escrever numa língua que não é fácil vender, aprendi a fazer uma seleção das criticas. Dou importância apenas ao que é construtivo. É evidente que não podemos apagar as criticas maldosas ou injustas, mas se fizer uma buscar no site da amazon, ou no GoodReaders até escritores consagrados são agraciados com criticas negativas e com haters que tentam destruir o seu trabalho.
Então, não se esqueça que a melhor forma de lidar com as criticas negativas é mesmo dar-lhe a importancia que têm. Algumas são construtivas e merecem toda a atenção, outras são de ódio, e são para ignorar, porque se você responder a uma dessas criticas que semeiam ódio e tentar defender-se, vão aparecer uma série de Haters a comentarem até você quase querer desistir de escrever.
Nunca responda e continue a escrever.
Boas escritas e leituras e até breve. 

Sem comentários:

Publicar um comentário

A sua opinião é sempre bem vinda, desde que seja construtiva.