sexta-feira, 12 de maio de 2023

 





João Tordo


 Na pequena e remota ilha de St Dismas, ao largo da Inglaterra, um crime violentíssimo entre irmãos choca a comunidade, trazendo à superfície o mal-estar entre os ilhéus e os Filhos de Dismas, uma seita religiosa que perdura há séculos. A Polícia local vê-se a braços com um caso que parece impossível de resolver, com a investigação travada pelo obscuro fanatismo dos crentes.


Max Loar, o homicida confesso, acaba na prisão de Brixton, enquanto ondas de choque repercutem na imprensa do Reino Unido perante a brutalidade do crime. É na cadeia que conhece Cícero, que está preso por homicídio. Apesar dos esforços de Cícero para compreender o rapaz, as coisas acabam mal. Pouco depois, recebe a visita de Pilar Benamor, a jovem ex-subcomissária da PSP que, desde a violenta resolução do caso Drexler em Águas Passadas, desapareceu do mundo. no reencontro com o velho amigo, Pilar recebe a resposta aos seus sonhos premonitórios e não resiste a mergulhar de cabeça na história dos irmãos Loar.

Rumando à ilha — um lugar enigmático, pleno de forças malignas —, Pilar une forças com o sargento Noah contra o inquietante padre Prudence, que lidera os dismáticos, numa investigação aos meandros do fanatismo, do poder e das pulsões mais sombrias do ser humano.


Opinião

Este livro foi a minha estreia com este autor. Confesso que o estilo de escrita e até a pontuação utilizada - muito ao estilo inglês- dificultou ao inicio, a leitura, mas, assim que mergulhei no livro, deixou de me incomodar. Quanto ao argumento, fiquei surpreendida com a densidade dos personagens - tão humanos e tão banais ao mesmo tempo -, e com as descrições do ambiente. Como já disse várias vezes, adoro thrillers e comecei a minhas leituras no género ainda adolescente. 
Este livro tira-nos o " sossego", tem essa capacidade, e não nos sai da mente. Poderia dizer muita coisa acerca da estória, mas prefiro ficar pelas impressões que ainda estão muito presentes. Fez-me embrenhar na pequena aldeia onde os filhos de Dismas, fascinam e horrorizam ao mesmo tempo.O tema da "religião" está muito bem abordado e enquadrado e deixa-nos a pensar onde começa a fé e termina. Que fé? 
Recomendo vivamente! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião é sempre bem vinda, desde que seja construtiva.