terça-feira, 29 de janeiro de 2019

TAG - PERGUNTAS LITERÁRIAS


Descobri esta TAG no blog As Leituras da Fernanda, que lançou um desafio geral. Senti-me desafiada. Aqui está. Quem quiser sinta-se desafiado a responder.

#1 Gostas de ler? - Mais do que gostar, a leitura está entranhada em mim, desde que tinha uns nove anos. É portanto, quase uma questão de pele. AMOR mesmo. 

#2 Qual foi o último livro que leste? - Os Loucos da Rua Mazur, do João Pinto Coelho. 

#3 Com que frequência lês? - Todos os dias, mesmo. 

#4 Qual foi o último mau livro que leste? - Não existem livros maus, pelo menos na minha perspectiva. Tem sempre algo de bom, no entanto, posso não o ler até ao fim, coisa que em mim, também é difícil, raramente desisto de um livro. Que me lembre desisti de um da Danielle Steel o ano passado.

#5 O que te faz não gostar de um livro? - O enredo não correr de forma ligeira e a facilidade em adivinhar o próximo passo. 

#6 Gostarias de ser escritora? - Até agora já escrevi dez livros - todos romances - mas ainda tenho duvidas se serei escritora. Sem falsa modéstia mas com um pouco de ironia, sim, gostaria muito de ser escritora num país que só reconhece quem é mediático. Mas como isso é impossível, publico na amazon, como independente. 

#7 Um livro que influenciou a sua vida? - Todos influenciam, porque alimentam a minha alma. Mas o que mais influenciou a minha vida, que me fez compreender muito do ser humano, foi sem  duvida o LOBO DAS ESTEPES de Herman Hesse. Este livro, que só consegui ler à terceira vez, foi uma espécie de catarse. Até hoje e já lá vão muitos anos que o li, ainda tenho gravadas na memória as sensações que me provocou. 

#8 Lês literatura erótica? - Já li alguma, quando era mais jovem, penso que faz parte do desenvolvimento, mas actualmente não. É um género que não me atrai. 

#9 Escreverias um romance erótico? - Já escrevi. JARDINS DE LUAR, é erótico. Foi um desafio que coloquei a mim própria. Passo a explicar. Nessa altura estava muito activa na plataforma de escritores e leitores WATTPAD, e o género literário mais lido e procurado era esse. Um tanto frustrada por as histórias mais "sérias" que eu e outros escritores produzíamos, não terem essa visibilidade, resolvi fazer a experiência. Resultou, foi uma experiência curiosa, pesquisei imenso porque situei o livro no final do século XVII, mas foi o único. Respeito que escreve e lê o género, mas é mesmo uma questão de gosto pessoal. Acrescento que numa sociedade muito erotizada pelos mídias, cada vez mais cedo os jovens consomem este género literário. Confirmei nas estatísticas do Wattpad que a faixa etária que consumia o género era muito nova. 

#10 Qual é o teu livro e/ou série favorito? - Os livros são todos favoritos, mas tenho duas séries da Netflix que sou fã incondicional de Peaky Blinders e The Last Kingdom. 

#11 Escritor/a favorito/a? - Gabriel Garcia Marquez, Lesley Pearse, Deborah Smith, Jude Dvereaux, Paullina Simons, Sandra Brown, Elizabeth Adler, Colleen Hoover, Judith MacNaugt,  Carla M. Soares, João Pinto Coelho, Célia Loureiro, Rui Conceição Silva, Rosa Lobato Faria entre tantos que não me recordo agora. 

#12 Género literário favorito? - Romance, Thriller, histórico.

#13 Género literário que não lês? - Fantasia e erótico.
#14 Ficas sempre na tua zona de conforto na leitura? - Depois de muitas décadas a ler, sim. Até aos meus vinte anos, devorei muitos livros de muitos géneros, e sinto-me mais confortável nos três géneros mencionados acima. 

#15 Livros físicos ou e-books? - Físicos sem dúvida, mas não tenho duvidas que o digital irá ganhar daqui por muito tempo, até por uma questão ecológica. Vou deixar como legado aos meus filhos uma boa biblioteca de livros físicos.

#16 Onde aprendeste a ler e/ou quem te ensinou as primeiras letras? - A minha mãe ensinou-me as primeiras letras e, mais tarde aprendi na escola primária a desenvolver essa capacidade. 

#17 Os teus hábitos de leitura mudaram depois de teres o blog? - Não. O blog é um reflexo do que sou, do que escrevo e leio. 

#18 Livro favorito na infância? - Cresci com os livros do Walt Disney e com os contos de Henderson. 

#19 Personagem favorito? - Tom Shelby dos Peaky Blinders. Aproxima-nos do lado negro, e transgressor que existe em todos nós.

#20 Algum livro já te transportou para outro lugar? - Todos. Viajo imenso com as minhas leituras. 

#21 Livros que gostarias que tivessem uma sequência? - Nunca achei que um livro merecia uma sequência. Das poucas que tenho lido, acho sempre que não valeram a pena, à excepção de três livros de Lesley Pearse que foram continuação. 
#22 Livro que não necessitava de uma sequência? - Não me recordo.  

#23 Qual o teu pior hábito de leitura? - Ler deitada. 

#24 Quanto tempo levas a ler um livro? - Depende do tamanho. Mas quase sempre uma a duas semanas. 

#25 Gostas quando um livro é adaptado ao cinema/televisão? - Não. Fica sempre aquém do livro.
#26 Livro arruinado pela adaptação ao cinema? O Código Da Vinci de Dan Brown. 

#27 Lês jornais ou revistas? Qual preferes? - Leio jornais online e algumas revistas, Sábado, Visão. 

#28 Lês na cama, casa-de-banho, automóvel, autocarro, praia, jardins públicos ou cafés? - Leio em todos esses sítios. Sou uma adicta confessa. 

#29 Local favorito para ler? - Cama, com uma boa almofada de apoio para os braços. 

#30 É difícil concentrares-te na leitura? - Não. Quando leio desligo do que está à volta. Aliás, a leitura tem a função - entre outras - de me "limpar" a mente ao fim de uma tarde de consultas. É a minha forma de mudar de registo, porque é preciso, para manter a sanidade mental. 

#31 Precisas de silêncio total para ler? - Não. Como disse, leio em qualquer lado.
#32 Quem te transmitiu o amor pela leitura? - Penso que foi um conjunto de circunstâncias. A minha mãe em primeiro lugar, por ser analfabeta e falar-me sempre da importância de saber ler e o facto de nos anos setenta não existir televisão na nossa casa, e morar numa quinta isolada do mundo. Foi através dos livros que aprendi a conhecer o mundo, ou seja, as pessoas e o que pensavam. Consegui contagiar a minha filha mais velha com este hábito tão saudável e ainda não perdi a esperança de fazer o mesmo com o meu filho mais novo. A neta de dois anos e meio já vive no meio dos livros por influência da mãe. 

#33 Escritor/a que gostaria de entrevistar? - Lesley Pearse. 

#34 Escritor/a que daria um/a excelente amigo/a. - Não sei. É difícil, uma vez que não conheço nenhum pessoalmente. 

#35 Livro que releste mais vezes? - Ainda não me aconteceu. Estou sempre à procura de novas histórias. 

#36 Escritor/a clássico favorito/a? - Camilo Castelo Branco. Era dono de um humor fantástico. 

#37 Livros que deviam ser indicados na escola? - Livros mais fáceis de ler.  Hoje em dia os miúdos tem poucos hábitos de leitura - devido à presença constante das tecnologias - e ao depararem-se com leituras difíceis ficam com má impressão da literatura. 

#38 Livros que deviam ser banidos da escola? - Não acho que os livros, sejam quais forem, devam ser banidos do plano nacional de leitura. Devem é ser acrescentados novos autores portugueses uma vez que temos bons escritores. 

#39 Preferes ler um livro de cada vez ou vários ao mesmo tempo? - Um de cada vez.
#40 Qual a tua política de empréstimo de livros? - Só empresto a quem confio que mos devolvem e não os estragam. Sou "comichosa" com os meus livros. 

#41 O que estás a ler? - Regresso a Casa de Deborah Smith. 

#42 Qual será a tua próxima leitura? - Não sei. Tenho uma "Pilha" enorme por ler ( cerca de 50) e, logo verei o que se segue. Talvez um thriller. 

1 comentário:

Ana_Catarina disse...

Olá Lídia ☺
Também adoro ler, logo que esteja confortável. Algumas histórias - pelo menos as menos apelativas para mim - tenho de ler em silêncio.
Por acaso, temos algumas questões em comum. A minha tag sairá no dia 8 ☺
Beijinhos 😘

Http://tudosoblinhas.blogspot.com