domingo, 22 de março de 2015

A REVISÃO DO LIVRO

Imagem retirada do google

Depois de alguns meses de trabalho ali está o resultado do seu empenho: o seu livro está acabado. E agora?
 Ah, revisão! Aquele processo que quase todos os escritores detestam, mas que é fundamental, mesmo para quem vai tentar a sorte nas editoras convencionais. Confesso que também não era a minha parte favorita do processo de escrita, mas aprendi a gostar e hoje divirto-me imenso quando faço a revisão, é como se estivesse dentro da história, não como escritora, como leitora. A parte mais difícil já está concluída, é uma primeira versão do livro. Podemos dizer que é uma versão tosca e a precisar de ser retocada em vários sentidos.

Se acabou o seu romance deixe-o repousar várias semanas antes de o trabalhar outra vez. Distanciar-se do que escreveu permiti-lhe ver os erros, as incongruências de datas e até de nomes, e outros aspectos que numa segunda leitura vai perceber melhor.
Se publica na amazon (como eu) descarregue o template formatado da plataforma da createspace.com com o formato (6x9) o mais usual e que deixa um livro bem atractivo e transfira o ficheiro Word onde trabalhou para o template. Faça  as revisões a partir desse documento. Não se esqueça que tem que formatar outro ficheiro para a versão Kindle, as versões da createspace não costumam dar bons ebooks, desformata o texto e dá um livro de má qualidade.

Pronto para começar a revisão? Vamos a isso! Atenção que esta é apenas a primeira revisão que pode ser feita no ficheiro definitivo para a amazon.
Comece a ler e veja se as frases estão bem construídas; emende os erros; veja se não há outra forma mais simples de descrever alguma cena; marque os lugares que fazem você rir ou chorar. Confesso quando fiz as revisões de Anna e Gabrielle, chorei. Marque onde você está entediado ou confuso ou onde as palavras são repetidas e muito juntos e modifique o texto.
Observe se muitas frases começam sempre com a mesma palavra e substitua por sinónimos; se não há descrição insuficiente ou excessiva dos lugares e paisagens, ou se você tem poucos diálogos.
Veja se você usou palavras excessivas. Utilize parágrafos curtos, ninguém tem paciência para ler um parágrafo com dez linhas.
Chegou ao fim da primeira revisão? Guarde o texto mais uma semana e volte a fazer o mesmo processo, vai verificar que encontra sempre erros e frases que pode modificar, isto quando não tem que incrementar as personagens ou acrescentar/tirar algum aspecto. Corte o que não é necessário. Se pode explicar em cinco palavras não use vinte, isso torna-se massador para quem lê. 
Volte a fazer o processo pelo menos três vezes. É aborrecido? Pois é, a menos que você possa pagar a um revisor (é muito caro), tem mesmo que o fazer.
Se você tem amigos em cuja opinião confia, este é um bom momento para lhes pedir que leiam e façam uma revisão ao texto. Imprima o texto e peça a um amigo que assinale os erros, e as áreas que não estão perceptíveis.

Volte a rever o texto e veja se há buracos no enredo, se os capítulos tem mais ou menos o mesmo número de cenas, se está a desvendar o mistério cedo demais, se as cenas são demasiado paradas e não acrescentam nada ao enredo, se os personagens estão bem construídos de acordo com a biografia que fez previamente; e corte todas as palavras que não fazem falta.
Se passadas algumas semanas de todo este trabalho, você ler o seu romance e se divertir com a leitura, provavelmente as outras pessoas também se vão divertir e o livro está pronto para ser lançado nas plataformas que você quiser. Ou quem sabe concorrer a algum prémio literário se achar que tem qualidade para isso.




Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião é sempre bem vinda, desde que seja construtiva.