segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Leitores Beta

Quando se fala de autores independentes, temos que falar necessáriamente em leitores Beta. Porquê? Porque ao contrário dos autores que publicam nas editoras convencionais, não têm quem faça uma primeira apreciação dos seus escritos. O leitor Beta é o leitor lhe vai dar feed-back  de uma forma honesta, seguindo alguns parametros.
  • Compreensão da trama, e se tem uma história que prende o leitor
  • Se tem buracos no desenvolvimento do seu romance
  • Se há desfazamentos temporais
  • Se há erros históricos ou alguma descrição desadequada
  • Se tem muitos erros gramaticais
  • Se tem excesso de palavras desnecessárias ( isto se você pedir, caso contrário não fazem)
  • Se o final é coerente com a história...
  • O que é que ele ou ela, leitor Beta, sentiram quando leram o livro. 
É fácil encontrar leitores Beta? Não, não é. 
Então como é que os autores independentes devem fazer para terem um primeiro feed-back sobre os seus trabalhos? 
Devem encontrar um grupo de leitores e escritores que o ajudem nesse sentido. Há plataformas para leitores e escritores, como a Wattpad, em que se pode inscrever e os leitores vão tendo acesso aos seus livros e deixando os comentários. Não são leitores beta porque vamos criando uma relação com essas pessoas, mas ajudam a perceber o sentido e a aceitação do livro.  
Esses leitores são verdadeiros? 
Na sua maioria sim, é dificil arrancar comentários, sobretudo não sendo da nacionalidade da maioria dos falantes da lingua, mas há leitores que se entusiasmam com a história e acompanham até ao fim. Pessoalmente tenho uma boa experiencia com a plataforma do Wattpad, e só não tenho maior interação por falta de tempo para ler obras de outros autores. Quanto mais  interagir com outros escritores, maior será o numero de respostas que terá. Quando escrevi o meu primeiro livro, uma das leitoras chamou-me a atenção para um buraco na trama e para a discrepencia das idades, e, essa "critica" foi extremamente util. Todos sabemos como é dificil desligarmo-nos do que escrevemos e detectar os erros sejam de que tipo forem, desde gramática, expressões usadas demasiadas vezes ou falhas no plot. 
Atenção, familia e amigos ( a não ser que sejam muito sinceros mesmo) não servem de leitores Beta. 

Boas leituras e escritas e quem escreve busque os seus leitores Beta. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião é sempre bem vinda, desde que seja construtiva.