sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O PONTO DE VISTA


O que é e para que serve?

Um dos maiores problemas com os textos que todos começamos a escrever é por vezes estarem muito focados sobre uma parte da vida do autor, seja num momento, numa situação ou até sobre uma pessoa da vida do autor; ou até do que vive e sente no momento.
Uma das formas de se descolar deste problema é abandonar-se por momentos, deixar de ver pelos seus olhos e adoptar um outro modo de ver.
Como é que aquela personagem veria este problema? E porquê? Nem todas as pessoas conseguem adoptar o ponto de vista do outro (pôr-se no lugar de) e nesse caso é muito difícil deixar de ver a personagem como se fosse um alter-ego do autor. O ponto de vista tem que conter as circunstâncias de quem narra e deve manter coerência interna em relação ao mundo próprio e à forma de ver o que narra. Sempre que o escritor se sinta fechado no que conhece, só nas suas experiencias, hábitos, visões do mundo muito próprias, tente adoptar outros pontos de vista para as personagens.
O que fazer para ultrapassar este problema?

Ler…ler…ler…e praticar. Veja como os outros escrevem e de que forma apresentam o ponto de vista dos diversos personagens. Isso não é plagiar e aprender com quem tem mais experiencia. Pessoalmente escrevo tanto quanto leio. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião é sempre bem vinda, desde que seja construtiva.