domingo, 17 de agosto de 2014

Começar a escrever. O que devo fazer?

Imagem retirada da internet

O que para muitos pode ser simples, basta ter uma ideia e começam a desenvolve-la, para outros é uma complicação e não passam dai. A insegurança e o medo do julgamento dos outros faz que adiem o momento ou nunca achem o texto suficientemente bom. A vida do escritor é escrever. Mão à obra e força nos dedos, como dizia um dos meus professores de escrita criativa.

Têm uma ideia? Quer escrever um romance ou um conto?

Vamos por partes. Primeiro tem que esquematizar a história, ou seja parti-la por momentos. Comece por escrever algo mais simples, um conto pequeno ou um romance mais curto. Em ambos os géneros convém fazer um esquema do desenrolar da acção, é muito orientador, evita falhas e permite consultar sempre que precisar.

1 – Exposição do tema, cenário e personagens principais.
2 – Conflito
3- Crescente da acção
4- Clímax do conflito
5- Resolução em decrescendo
 6- Resolução/fim

 Construa uma tabela com as personagens (nomes),características físicas e psicológicas, tempo da acção, local , graus de parentesco, interacções e pontos chaves dos capítulos entre outros aspectos. 

Esquematize o primeiro capítulo ou o prólogo, conforme se sinta mais confortável. Pessoalmente, gosto de começar os livros com o prólogo, dando um ideia da história numa época mais anterior. Não há regras, é uma questão de estilo pessoal.
Primeiro:
Não pense muito. Lance para o computador as palavras e depois de escrever algumas páginas veja como ficaram as ideias que queria expressar. Deixe fluir a torrente de palavras sem se preocupar muito com pontuação e construção frásica.
Segundo:
Veja se o texto está de acordo com as regras da gramática e aprimore o texto ao nível da ideias podendo acrescentar, modificar o que quiser. Todos os escritores fazem isso, mesmo os famosos.
Terceiro:
Faça uma revisão exaustiva sobre o texto passado algum tempo de tê-lo escrito. Vai ficar surpreendido com a quantidade de palavras desnecessárias e erros de pontuação que vai encontrar. Não se preocupe, quem escreve regularmente também o faz , ou então tem um editor que ajuda, mas isso é já numa fase de estrelato.
Mãos à obra!  



Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião é sempre bem vinda, desde que seja construtiva.