segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

O que não lhe contaram sobre o PINTEREST


 Usa o Pinterest como parte da sua plataforma de autor? Se não usa, passe a usar.

As pessoas tendem a pensar que o Pinterest e uma rede social só para procurar receitas e ideias de artesanato. Também é, mas quem o afirma nunca explorou as potencialidades do Pinterest.
 É um recurso surpreendente! Não cometa o mesmo erro de pensar que não tem utilidade para a sua plataforma de autor! Pessoalmente prefiro o Pinterest ao Facebook.

Já pesquisou LIVROS, ROMANCE, AUTORES, NOVELAS, LIVROS DE ROMANCE, no Pinterest? Não. Então faça-o e vai ficar surpreendido com a quantidade de capas de livros que vai encontrar, desde autores independentes a autores consagrados que publicam nas editoras convencionais.

Primeiro de tudo, o Pinterest não é apenas um canal de midia social/digital, embora muitas vezes seja visto apenas dessa forma.  
O  Pinterest é um motor de busca, onde o autor independente pode ser encontrado. Longe vai o tempo em que para ser indexado aos motores de busca as palavras chave tinham que ser inseridas de uma determinada forma, apenas conhecida por quem dominava as técnicas digitais. 
Agora imagine que tem à sua disposição um motor de busca que lhe oferece a possibilidade das pessoas tropeçarem nos seus livros, à medida que vai acrescentando álbuns à sua conta do Pinterest. É isso que o Pinterest lhe oferece.
Sim é verdade. Quando comecei a minha conta no Pinterest aumentei as minhas vendas de livros, quer em ebook quer em capa comum e só passado algum tempo percebi o quanto esta rede me ajudou.
Mas o que é que torna o Pinterest tão fantástico? O segredo está nos utilizadores. Ao contrário de outros canais sociais, as pessoas pesquisam no Pinterest com um propósito. Os utilizadores não usam o Pinterest para verem o que os seus seguidores publicam, como nas outras redes sociais, mas para pesquisar sobre algum assunto em concreto, como exemplo:
  • Receitas
  • Tutoriais sobre praticamente todos os temas
  •  Escrita criativa
  • Conselho de negócios
  • Conselhos de Marketing e, pasme...
  • Capas de livros
  • Livros
  • autores

Entendeu a ideia? As pessoas vão ao Pinterest para pesquisar informações sobre praticamente tudo. E de acordo com algumas pesquisas feitas pela própria rede, 93% dos utilizadores do Pinterest vão para a rede para planear compras sobre um determinado assunto, e uma enorme quantidade, cerca de 87% fizeram essa compra depois de encontrar no Pinterest. Então imagine a surpresa, essas estatísticas dizem respeito a livros!

Qual é o significado disso tudo? Isso significa que se  ainda não está no Pinterest para ajudar a construir a sua plataforma de autor, está realmente a perder uma ferramenta mais útil que o Facebook. Não acredita? Experimente.

Algumas formas de aproveitar o Pinterest com resultados
Aqui estão algumas formas como pode aproveitar o Pinterest, experimentadas por mim, neste ultimo ano. Lembre-se que, quantos mais pin's tiver mais probabilidades tem de ser encontrado. 

Construir várias imagens que encaixem os seus livros, personagens, posts do blog, e tudo o mais relacionado à sua escrita. Faça-o, numa conta no CANVA.COM, uma plataforma digital onde pode construir quase tudo que precisa para o seu blog ou site, capas de livros inclusive, de forma gratuita. Até hoje consegui fazer as minhas capas de graça ou com pouco dinheiro, isto porque optei por comprar algumas fotografias.

Perceba qual é o seu público-alvo e construa imagens em torno de conceitos que o público pode pesquisar.
Desenvolva uma estratégia de reafixação de Pin’s, que pode ser por exemplo criar novos álbuns com conteúdos idênticos ( livros, livros de romance, romance etc.)
Use as capas dos seus livros para reafixar os Pin’s.
Faça Pin através da amazon. Já reparou que a amazon tem o símbolo do Pinterest junto aos seus livros? Pois é, ele não está lá por acaso. Utilize-o!

Ajude outros autores e escritores através de tutoriais e conselhos, através do seu blog, e faça Pin’s com os seus artigos. 
O saber é para partilhar, não tenha receio de partilhar com outros autores aquilo que sabe, afinal, foi com eles que certamente aprendeu os segredos da auto-publicação, não vai perder leitores por causa disso. O saber que não é partilhado, não tem utilidade.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião é sempre bem vinda, desde que seja construtiva.