quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

6 coisas que não deve fazer quando inicia um blog de escritor


Ter uma plataforma de autor bem montada e que torne visível o seu trabalho é fundamental para crescer enquanto escritor independente. No entanto, há pequenos – grandes – erros que todos cometemos quando queremos à força toda tornar visível o nosso trabalho e, um deles passa por pensar que só a troco de publicidade paga se consegue lá chegar. Comecei o meu primeiro blog sobre psicologia em 2007 e felizmente tem-me trazido muitos benefícios profissionais.
O Pérolas para a Alma passou por uma fase experimental com outros nomes e finalmente encontrou o seu lugar no nicho crescendo as visitas dia após dia e, atualmente é o blogue em que invisto mais. 
 Deixo-lhe aqui cinco sugestões de erros a evitar.

1 – Não escreva só para manter o blog com texto atualizado, escreva sobre temas que interessem aos leitores e, para isso faça pesquisa no google e nas redes sociais sobre os temas quentes no nicho em que publica.

2- Não crie um blog apenas com os seus livros, ofereça ao leitor outro tipo de informações úteis, mesmo sobre si e sobre o que pensa. Se não se sentir confortável com isso, faça criticas sobre livros de outros autores. Mas faça criticas construtivas, não existe nada pior para um leitor que um escritor que destrói outro. Os leitores confiam nos seus escritores e gostam que eles sejam boas pessoas.  

3 – Não queira fazer o blog todo de uma assentada. Vá construindo até chegar ao que pretende. Até os sites são construídos dessa forma. Não existem estruturas estáticas nesta área. Se não gosta de algo no seu blog talvez os seus leitores também não gostem.

4 – Não pense que vive bem sozinho. Na blogosfera precisamos uns dos outros. Visite e comente outros blogues que lhe interessem, é uma forma de divulgar o seu, mas não o faça apenas por interesse. Se puder faça parcerias e coloque links para os blogues que segue. Um dia vão retribuir e linkar o seu também.

5 – Não pague publicidade pensando que vai captar mais público para o seu blog. Tal prática é apenas um engano, pois só ficará com a carteira mais vazia. As únicas formas de captar público são através de ferramentas de SEO e, com o tempo. Convença-se que o seu blog vai estar algum tempo num patamar baixo com poucas visitas.  


6- Nunca abandone o blogue por muito tempo. Vai dar uma imagem de desleixo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião é sempre bem vinda, desde que seja construtiva.