sábado, 22 de abril de 2017

Novidade - O Ano da Dançarina de Carla M. Soares


Esta autora está na minha lista de leituras há algum tempo e calhou passar por uma montra de livraria e ser atraída pelo nome da autora. Confesso que não gosto muito da capa, mas a sinopse interessou-me bastante e vai ser a próxima leitura. O meu avô paterno combateu na frente francesa o que me deixou ainda mais curiosa sobre o livro.  Pode comprar o seu aqui. 
Opinião em breve.

Sinopse
No ano de 1918, o jovem médico tenente Nicolau Lopes Moreira regressa da Frente francesa, ferido e traumatizado, para o seio de uma família burguesa de posses e para um país marcado pelo esforço de guerra, pela eleição de Sidónio Pais e pela pobreza e agitação social e política.

No regresso, Nicolau vê-se confrontado com uma antiga relação com Rosalinda, dançarina e amante de senhores endinheirados, e com as peculiaridades de uma família progressista.

Enquanto a Guerra se precipita para o fim e, em Lisboa, se vive a aflição da epidemia e da difícil situação política, a família experimenta o medo e perda, e Nicolau conhece um amor inesperado enquanto trava as suas próprias batalhas contra a doença e os próprios fantasmas. Este é um romance de grande fôlego, histórico, empolgante e profundo, sobre a superação pessoal e uma saga familiar num tempo de grande mudança e turbulência em Portugal.




A AUTORA

Nasceu em 1971, em Moçâmedes, no Namibe. De lá, trouxe escassas memórias e a viagem no corpo.

Formou-se em Línguas e Literatura em Lisboa, tornou-se professora, mestrou em Literatura Gótica e Film Studies e estudou História da Arte num doutoramento incompleto.


Filha, mãe, mulher, amiga, leitora e escritora compulsiva, viaja pelas letras desde sempre.

Sem comentários: