quinta-feira, 1 de setembro de 2016

A História Interminável


37º Aniversário da Primeira Publicação do livro A HISTÓRIA INTERMINÁVEL

Este livro fez as delicias da minha juventude no género fantasia, por isso quis deixar aqui o apontamento. Apesar de ser uma fantasia destinada especialmente às crianças, os temas abordados passam longe de ser infantis.
"Faz o que quiseres" é a inscrição que consta do símbolo do poder ilimitado de Fantasia. Mas o jovem Bastian, herói desta aventura, só ao fim de uma longa e árdua busca descobre o que essa frase realmente significa.
Eis, muito sumariamente, o tema deste livro admirável que se publica agora em Portugal, confirmando também entre nós a sua extraordinária carreira internacional.
 Recomendo a leitura. Mergulhe no livro e sinta o ambiente fantástico da mais pura fantasia e do bem que ela faz à alma.  
 Imagem do filme

Resumo
Bastian  é um garoto sonhador, que usa a imaginação como refúgio para os fatos que o entristecem, como as provas de Matemática, brigas, na escola e, especialmente, a recente perda de sua mãe. Um dia, o garoto a caminho da escola briga com outros colegas, foge, e acaba parando numa livraria, onde toma conhecimento de um livro chamado "A História Sem Fim". A leitura do livro  transporta –o ao fantástico mundo de "Fantasia", habitado por um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Criança , o valente guerreiro Atreyu , e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra. O jovem começa a visualizar o que lê. A imperatriz que governa "Fantasia" está morrendo e, junto com ela, todo aquele mundo habitado por criaturas maravilhosas. Um jovem guerreiro é a única esperança para encontrar a cura para a doença da imperatriz e impedir que aquele mundo fosse engolido pelo "Nada".

Sem comentários: