quarta-feira, 13 de abril de 2016

Como divulgar o seu livro


Para os autores independentes, a tarefa de divulgação é um trabalho continuado e pode apenas contar com as redes sociais, com as partilhas que os fãs possam fazer da sua página. Mas, uma das vantagens de fazer todo o processo sozinho é poder controlar do principio até ao fim - inclusive quanto ganha com a venda das suas obras -, a forma como divulga o seu livro.
 Não existe melhor divulgação que a internet e, das plataformas de publicação para autores independentes, a amazon é a melhor. Já experimentei outras e acabei por optar em exclusivo pela CreatEspace e pela Kindle, ambas da amazon, a primeira para livros impressos e a segunda para ebooks. Quem publica na amazon pode contar também com a divulgação que a própria amazon faz dos seus autores, a amazon não deixa os livros no esquecimento, envia emails com sugestões aos leitores, e desta forma ajuda muito na divulgação. 
Mas, para além dessa ajuda,  existem muitas ferramentas ao dispor do autor, desde o Facebook onde pode construir uma página de autor, o Pinterest, muito útil na divulgação dos livros, uma vez que utiliza essencialmente a imagem, e o autor pode fazer Pins da propria pagina da plataforma da amazon, ficando o Pin disponivel com o link para o livro. 
 Não deixe de construir a sua plataforma de autor tendo por base um site ( há imensos templates grátis) ou blogue ( também grátis), pois há medida que vai subindo nas visualizações da google, vai trazer-lhe visibilidade como autor e divulgar a sua obra. Recentemente descobri um site que faz uns banners muito apelativos e do qual vos deixo aqui um exemplo com a foto acima. É uma ferramenta online ( Editor Photoshop Online) onde para além de poder trabalhar as fotos que pretende usar em banners ou capas dos seus livros, pode ainda usar outras ferramentas online e tornar a sua publicidade mais apelativa. 
Espero que esta sugestão vos seja útil e até ao próximo post. 

Sem comentários: