segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

COMO FAZER A SUA PRÓPRIA CAPA

Os autores independentes enfrentam sempre uma grande parte de trabalho que nas editoras convencionais é feito por outros profissionais. Mas autopublicar implica fazer todo o processo do principio ao fim, nomeadamente as capas, a grande dor de cabeça do autor. É claro que pode fazer a sua capa com um profissional de design (capista) e pagar no mínimo 200 euros ( profissionais que levam 1000 dólares de fazer uma capa), ou pelo contrário aventurar-se com o photoshop, Ilustrator entre outros programas de desenho, e fazer a sua própria capa. Claro que para trabalhar com estes programas é preciso conhecimento técnico e muitos de nós não o possuem. 
As primeiras capas dos meus livros foram feitas por um profissional no Ilustrator, mas confesso que tornou-se pouco funcional sobretudo por falta de tempo, pois o designer é meu marido. Assim, pesquisei bastante e encontrei vários sites onde é possível fazer capas ( entre outros desenhos gráficos) de forma profissional e sem grande conhecimento técnico. Descobri o CANVA, muito simples de usar e com um bom fornecimento de fotos, icons, molduras, formas e desenhos. Cada foto custa 1 dólar, o que significa que pode ter uma capa profissional por 2 a três dólares.
O Canva funciona também como um arquivo das suas capas e outros designs ( cabeçalhos de facebook, posts etc), mantendo todo o seu trabalho. Pode ainda importar as suas próprias fotos e trabalhar no programa. As fotos compradas tem um prazo de 24 horas para serem descarregadas. Se deixar passar as 24 horas tem que pagar mais um dólar por cada imagem, mas a capa continua no site. Durante as 24 horas pode ainda fazer alterações na capa sem custos adicionais.  

  • Não use imagens demasiado claras para fazer as capas, diluem-se contra o fundo branco do site da amazon.
  • Use letra grande que seja visível em vários formatos. Experimente antes se no formato mais pequeno ( como aparece na amazon) pode ler o nome do autor e o titulo. Muitos livros passam despercebidos porque não se consegue ler o que está na capa. 
  • Use uma imagem ilustrativa do interior do livro.
  • Se decidir usar uma imagem clara ponha uma cercadura escura à volta da imagem. Tudo isso é possível de fazer no Canva. 
  • Não use mais de três tipos de letra na capa, confunde os leitores. A capa deve ter a informação necessária e ser agradável ao olhar. 
  • Não acredite que as capas minimalistas são as mais vendidas. As capas mais vendidas são as que ilustram o livro. Faça uma pesquisa na amazon e verifique as capas mais vendidas. 
  • Faça várias capas e teste-as por exemplo no Wattpad, veja qual a que capta mais leituras. 
  • Por último, nunca use uma imagem da internet para fazer a capa do seu livro. A imagem tem que estar livre de direitos de autor. Para isso compre a sua imagem num banco de fotos ( existem bastantes na net e a preços baixos), ou use as da Canva. 

Sem comentários: