sábado, 24 de outubro de 2015

Carina Souza, uma promessa na literatura brasileira.

                                                             Entrevista a Carina Souza

Conheci (via Web) a escritora Carina Sousa, Cacall na Wattpad, que me convidou para pertencer a um grupo de escritoras do Wattpad no Facebook. Mesmo sem a conhecer pessoalmente reconheço na Carina talento, modéstia  e generosidade, para além de perceber nela uma grande dedicação às amizades. Um oceano separa-nos mas a escrita uniu-nos mesmo à distância. 
 Escreve por amor e com amor, como eu, e hoje deixo-vos aqui uma entrevista que ela teve a amabilidade de conceder ao LIVROS DE ROMANCE. 

·         Quem é a escritora Carina Souza? Fale-nos um pouco de você.
Alguém que como tantas outras se apaixonou pelos livros ainda muito cedo.
Sou mãe, esposa, trabalho em uma grande rede de ensino brasileira e tento conciliar meu tempo com a escrita. Apaixonada pelo mar e muito e eclética quando se trata do que colocar na minha biblioteca. Amo vários gêneros e autores.

·         Como surgiu a motivação para a escrita?
Bom, eu já tinha algumas “coisas” guardadas. Mostrava para os amigos, mas sempre achei que publicar ou mostrar nas redes era muita pretensão. Ai conheci o Wattpad e comecei a ler os livros postados lá. Depois pensei... Se tem tanta gente aqui compartilhando suas idéias, acho que também posso. Mas foi tudo sem nenhuma pretensão, tudo na base da brincadeira.

·         Quantos livros já escreveu?
Quatro livros, mas muitas idéias.

·         Qual dos seus livros você gosta mais?
Reflexo é meubebê por ter sido o primeiro, mas o atual Descubra Meus segredos tem todo o meu amor!


·         Como lhe surgem os temas para as suas estórias.
Poderia dizer que vem de todas as minhas leituras, de situações do dia-a-dia e de situações que fantasiamos, de como queriamos que as coisas acontecessem se pudemos controlar o destino. É uma junção de tudo isso.

·         Já concorreu a algum concurso literário?
Nunca tive confiança suficiente pra me aventurar. (Essa é uma confissão).

·        Já publicou em alguma editora convencional? Onde publica actualmente?
Já sim, o primeiro, Reflexo do amor. Publicado pela editora Bezz. Lá que publico atualmente.
·         O que pensa acerca da auto-publicação?

Sou totalmente a favor e tenho projetos nesse sentido. O que você tem que ter em mente sobre a auto-publicação é que ela exige um comprometimento com divulgação e parcerias que realmente são necessárias se quiser obter êxito indo por esse caminho.

·         O que aconselharia aos autores que estão a começar no mundo da literatura.
Que não desistam na primeira crítica, que persistência e coragem é fundamental para se aventurar no mundo da escrita. Você amadurece suas ideias, revê conceitos e com isso se torna um escritor melhor.
A tendência é sempre ficar mais exigente e perfeccionista com cada livro escrito, isso não é ruim. É consequência da sua evolução. Boa sorte a todos!


3 comentários:

Escritora ILLessa disse...

Linda demais. Sou fã!!!

Cacau Souza disse...

Obrigada lindona do meu coração!

Fernanda França Lima disse...

Conheço pessoalmente e ter o privilégio de ser amiga e leitora dessa autora talentosa é uma bênção. Mega fã, e muito sucesso amiga. parabéns ao blog, e muito sucesso pra ti também querida Ambra BLanchett <3