domingo, 8 de fevereiro de 2015

Não tem tempo para escrever? Faça a gestão do seu tempo.


A gestão do tempo é absolutamente fundamental para alcançar o sucesso na escrita independente e no resto de sua vida também. O tempo é o grande equalizador: todos nós temos 24 horas em apenas um dia e, se não o aproveitarmos torna-se difícil escrever. Os escritores independentes, quando começam, não vivem da escrita, só passado algum tempo e se os livros tiverem qualidade, ou seja, se tiverem um bom plot, escrito numa linguagem simples, sem erros e com uma capa atractiva é que consegue vender. Mas, ainda vai demorar algum tempo até o público começar a ter curiosidade sobre os seus romances. Todos os escritores, mesmo os profissionais, fazem o melhor uso do relógio para a gestão do seu tempo. Há dias um colega escritor perguntou-se como é que eu arranjo tempo para escrever, uma vez que trabalho noutras duas profissões, dou aulas de manhã quatro dias por semana e trabalho em consultório todas as tardes, e tenho família. Bom, é uma gestão de tempo complicada, mas fiz opções. Escrevo e leio pelo menos uma hora por dia e, a manhã de quarta-feira é inteiramente dedicada à escrita. E todos os poucos momentos que tenho livres durante o dia aproveito para trabalhar em ideias que me surgem e aponto-as num bloco que me acompanha sempre.

 A grande questão é o que vai fazer com o seu tempo para poder escrever?

 Comece por pensar como é que gasta seu tempo – quando escreve e com que intensidade o faz – a forma como se dedica à escrita vai determinar se você tem uma boa gestão de tempo. Não tem tempo para escrever e fica frustrado? Se pensar bem, vai encontrar mais de uma hora por dia desperdiçada como por exemplo em frente ao televisor, no café, a preguiçar, a dormitar… Melhore as suas habilidades de gestão de tempo e facilmente gera uma hora extra por dia, mais provavelmente 2 ou 3 em que consegue escrever. O que você poderia escrever se durante a semana arranjar cerda de 10-15 horas? Talvez o romance que tem planeado há tanto tempo e vai adiando sempre por falta de tempo. 

 Aqui está o que você pode fazer para arranjar tempo extra: 

1. Comprometer-se consigo próprio e esquematizar o seu dia-a-dia com um plano. Parece uma coisa um pouco obsessiva? Pois parece, mas quem não tem um pouco de obsessividade não realiza nada, fica pela inércia. Decida melhorar continuamente as suas habilidades de gestão de tempo. Quanto melhor gere o seu tempo, melhor se sente na vida e realizado enquanto escritor.
 2. É importante criar objectivos claros e realistas.

 Ser verdadeiramente bem-sucedido na vida requer que você faça o máximo em cada momento que você está vivo, que persiga os seus objectivos importantes. Se decidiu que vai escrever um romance durante três meses, cumpra o objectivo. Escreva sem medo durante todo o tempo que estipular para o efeito. Mas, veja se o prazo que estabeleceu é realista, porque pode ser apenas a sua vontade de terminar depressa que está a funcionar. Um limite de 500 palavras por dia, para quem combina a escrita com outras actividades é realista. Um objectivo de 3000 palavras por dia para quem tem outra actividade é irrealista e só vai contribuir para que se sinta frustrado. Mas, não se foque apenas na escrita, fazer outras actividades é de suma importância para a vida de qualquer escritor. Brincar com os filhos, alimentar-se, ir ao cinema, à praia, passear, viajar também são de igual importância, entre outros aspectos pessoais e que dizem respeito a cada um.

 3. Despenda o seu tempo em coisas mais importantes
.
 Concentre-se em tarefas mais importantes e não permita distrair-se com itens menores e preocupações triviais.
 4. Concentre-se na tarefa que têm em mãos 

 Quando está a fazer uma tarefa faça só isso até terminar. As mulheres têm tendência a distrair-se por inúmeras tarefas pelo facto de terem uma atenção divida. Já os homens, por terem uma atenção selectiva concentram-se muito mais numa só actividade. Dê o que você faz a sua atenção e o empacotamento completo de seus recursos físicos e mentais. Na maioria dos casos a multitarefa é ineficiente, especialmente quando você está escrevendo. Coloque como objectivo terminar a tarefa. Pensou em escrever três páginas de um capítulo? Então termine-o.

 5. Mantenha a sua saúde É vital cuidar de sua saúde. Comer bem, beber bastante água, dormir o suficiente, e tomar todas as medidas necessárias para manter um elevado nível de saúde mental. Quando você se sente bem, você faz tudo mais rápido e melhor. 

6. Decida que tipo de coisas não vai mais fazer na sua vida.

 Qual dos seus hábitos vai roubar tempo à escrita, prejudicar a sua saúde ou qualidade de vida? Para muitas pessoas, várias horas entorpecendo em frente à televisão todas as noites, pode ser um desperdicio de tempo. Outros comem alimentos não saudáveis que drenam a sua energia. Somos o que comemos e, se comer uma refeição pesada vai ter sono e a vonte de escrever e a creatividade desaparecem.  Identifique esses desperdicios de tempo e vida e pare de fazê-los.

Sem comentários: