terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

A Família Sogliano - Sveva Modignani

Sveva Casati Modignani, não precisa que uma escritora independente, como eu, lhe faça publicidade. Então porque é que eu trouxe para aqui este livro? Porque me trouxe à memória boas lembranças. Não é isso que nos faz reter a informação até à eternidade? É sim. Um facto associado a uma emoção grava para sempre o acontecimento na nossa memória. 
 Pois bem, o que me chamou a atenção neste livro ( para além da capa) foi a sinopse. A sinopse fala de um romance passado em Torre del Greco, uma cidade a alguns quilómetros de Nápoles, na encosta do Vesúvio, junto ao Mar Tirreno e, uma das zonas mais bonitas que eu já tive o previlégio de conhecer. É a história de uma família abastada, da cidade, com segredos, emoções e conflitos. 
Era o ano de 1998 e parti para o Sul de Itália, em trabalho - um daqueles trabalhos que são só lazer- uma visita de estudo, com um grupo de jovens e três técnicos, a Torre Del Greco, durante duas semanas, num intercâmbio com um grupo congénere ao nosso. Voltando ao livro, fiquei deliciada com a descrição da família e das gentes de Torre e, sobretudo do mundo do coral. Torre vive essencialmente da indústria do coral. Colares, brincos, pregadores, todo o tipo de jóias que possam imaginar, são possíveis de fazer com o esqueleto desse animal. Mas, outro aspecto muito retratado no livro é a forma de ser das gentes de Torre. Gente altiva numa primeira abordagem, mas que, desfeita a primeira impressão, são do mais amável que se possa querer. Na época em que lá estive, vivia-se muito o espectro da máfia e sentia-se na forma de ser das pessoas a pressão.  
Fica aqui o registo de um livro, que estou a adorar ler ( ainda me faltam algumas páginas) e que é um romance de família, com um enredo bem construído e que foge ao vulgar, a personagem principal não é uma jovem, é uma mulher madura de cinquenta anos e que nos traz os anseios e as vivências dessa idade, numa trama curiosa e que suscita muita curiosidade. Recomendo. 

Por último queria lembrar-vos que também sou escritora e que me podem ajudar  a crescer e a chegar mais longe, divulgando ou comprando os meus livros. 
FIQUEM ATENTOS AO VOSSO MAIL, NO SÁBADO DIA 20 HÁ PROMOÇÃO DE DOIS LIVROS AO PREÇO MÍNIMO. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A sua opinião é sempre bem vinda, desde que seja construtiva.