quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Escrita criativa - O título.

O título é o cartão-de-visita do livro. Fala por ele para o bem e para o mal. Quem vai a uma livraria muitas vezes comprar um romance porque o título lhe chama a atenção. Escritores e editoras prestam imensa atenção ao título do livro.

Qual o segredo de um bom título?

Os títulos devem ser simples e ficarem no ouvido. A escritora inglesa Lesley Pearse que vende milhares de romances em todo o mundo escolhe títulos bem simples mas que suscitam curiosidade. Estou-me a lembrar do primeiro livro que li da autora (talvez o melhor) desconhecida para mim até então. Foi o título “ Segue o coração, não olhes para trás” que me fez agarrar no livro. Ou, do ultimo livro de Pedro Chagas Freitas, um romance ternurento “ Prometo Falhar”.

Outros livros, para além do título acrescentam palavras-chave que suscitam a curiosidade do leitor como Ruta Sepetys fez no seu romance que foi «melhor livro do mês» na amazon “ Sonhos de Papel” e a seguir diz «quem diz que só se vive uma vez nunca leu um livro».

Ou outro exemplo mais dentro do «hot» um livro que a escritora brasileira Mila Wander está a postar no Wattpad cujo titulo é “ O safado do 105” e que já tem mais de 200 mil leituras. Este título breve, prende a atenção, aguça a curiosidade e fica na mente.

No meu romance “Gabrielle”, uma saga familiar que fala de incesto e que atravessa quatro gerações, fiz uma lista e estava indecisa entre “ Sombras negras do passado” e o título que acabei por escolher. Porque é que escolhi um e não outro? Gabrielle foi o nome que dei à protagonista, achei simples e curioso e o outro demasiado pesado para um tema deste género.

Tem uma história para contar ou pretende escrever um romance? Então faça uma lista e peça ajuda a amigos e familiares. Veja se é adequado ao tema, se é original (nada é original todos nos baseamos naquilo que conhecemos) ou se já existe esse nome no mercado.
Para finalizar, digo-vos que um titulo muitas vezes também serve se inspiração ao escritor e a partir dai constrói o romance.
Boa sorte.


Sem comentários: